Pardirallus é um gênero de aves Gruiformes da família Rallidae.
A saracura-carijó é também conhecida como saracura-pintada. Mede 26 cm de comprimento, apresentando uma plumagem inconfundível.
Habita brejos, arrozais, buritizais, taboais e capinzais alagados. A despeito das cores da plumagem, é espécie tímida e reclusa aos emaranhados densos da vegetação, onde se torna de difícil observação. Torna-se mais ativa pela manhã e ao entardecer, banhando-se em águas rasas mais abertas. Pode vocalizar tanto de dia como de noite.
Ocorre dos Estados Unidos ao sul da América do Sul, na Argentina e Chile.
A saracura-sanã mede cerca de 30 centímetros. Tais aves possuem dorso marrom-oliváceo, garganta branca, partes inferiores cinzentas e bico verde.
Comum em alagados, pântanos, lagos com gramíneas e campos de arroz.
Presente do Pará ao Rio Grande do Sul.
A saracura-do-banhado mede 32 centímetros. Muito semelhante a saracura-sanã(Pardirallus nigricans), mas com a base da maxila superior azulada e a base da mandíbula vermelha. Tem as pernas castanho-avermelhadas ou marrons.
Habita brejos e banhados extensos. Oculta-se de dia nos brejos e sai ao anoitecer para áreas abertas e campos de cultivo a fim de capturar minhocas, insetos e grãos. Canta tanto de dia como de noite, responde prontamente ao playback do canto.
São localmente migratórias, ocorrendo nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.